COMO INSTALAR O SOFTWARE WINDOWS NO LINUX MINT? [GUIA DO INICIANTE]
AMicrosoft acabou de encerrar o suporte para o Windows 7, mas a grande dúvida permanece, qual é o melhor substituto para o Windows 7.
Os usuários do Windows 7 que gostam desse sistema operacional há quase uma década não existem mais, quero dizer que você ainda pode usá-lo, mas os patches de segurança não serão mais fornecidos pelo Micorostf. O Windows 8 e 8.1 foram um fracasso no mercado por causa do menu iniciar e agora o Windows 10 é perfeito com o design e aparência. Mas como a Microsoft está lançando novas atualizações, ela tem tantos erros e problemas que é tão irritante.
Nesse ínterim, a maioria dos usuários está encontrando interesse nos sistemas operacionais que são combinados com o Linux, Windows e Mac. O bom exemplo é o Zorin OS, Elementary OS e mais, em comparação com o Windows 7, eles são mais baratos e recebem atualizações, especialmente atualizações de segurança.
No entanto, a distribuição Linux também está oferecendo um sistema operacional conhecido como Linux Mint. Certamente é para usuários do Windows, é fácil, incrível e, entretanto, é open-source. O Linux Mint é baseado no Ubuntu e no Debian, o que é muito fácil em comparação com o próprio Kali Linux. Linux Mint chega ao mercado com três edições do Cinnamon, Mate e Xfce.
Etapas para instalar o software Windows no Linux Mint
A plataforma Windows é realmente o sistema operacional mais fácil que eu já vi, é por isso que quando eles mudam para outro sistema operacional eles ficam um pouco confusos. Principalmente com a instalação de seus softwares e aplicativos favoritos para o trabalho. Então, a ideia chega aqui. Como instalar o software Windows no Linux Mint.
Basicamente, como o Windows, você não pode instalar o software do Windows diretamente, por enquanto você sabe que a instalação da maioria dos aplicativos dentro do Linux é feita com o Terminal. Para instalar o software Windows, basta baixar o Wine, ou PlayonLinux ou pode ser Winetricks.
Entre todos eles, adoro trabalhar com o Wine, pois uma vez instalado e configurado, pode-se instalar softwares windows como o windows. Se você usa o PlayonLinux, não é bom para quem tem problemas de internet. Porque uma vez que ele está carregando o software em seu servidor, ele fará o download e, finalmente, instalará o software. É assim que o PlayonLinux funciona.
Baixe o Wine usando a interface gráfica do usuário
Passo 1. Abra o mega menu e procure o gerenciador de software, quando ele aparecer, execute-o.
Passo 2. Clique na caixa de pesquisa e procure Wine stable.
Wine é um programa que permite rodar programas Microsoft Windows (incluindo executáveis DOS, Windows 3.xe Win32) em Unix. Ele consiste em um carregador de programa que carrega e executa um binário do Microsoft Windows e uma biblioteca (chamada Winelib) que implementa chamadas de API do Windows usando seus equivalentes Unix ou X11. A Biblioteca também pode ser usada para portar o código Win32 para executáveis Unix nativos.
Depois de abrir o Win Stable, clique em Instalar e digite a senha com a qual você se conectou à sua conta.
O tamanho do Wine Stable é de cerca de 50 MB, o download depende da sua conexão com a Internet.
Passo 3. Depois de baixar o Wine Stable, baixe também o Wine Stable AMD 64.
Configure o Wine para instalar o software
Passo 4. Depois de baixar o software Wine Stable, você deve configurá-lo. Então, abra o Terminal e digite seu “ Winecfg “
Na janela de configuração do Wine, você deve configurar a versão do Windows. Você pode configurar o wine para Windows 7, Windows, 8.1, Windows 10, Windows Server 2008, Windows Vista e muito mais.
A janela de configuração do Wine contém várias guias, como Drivers, Gráficos, Biblioteca, Aplicativos e muito mais. O único driver necessário para executar as tecnologias .NET da Microsoft é o mono e gecko. Ambos podem ser baixados quando você digita “Winecfg”.
Caso você ignore o download do Wine Mono e do Wine gecko, poderá baixá-lo posteriormente no site oficial. Então você pode instalá-los dentro do Linux e ter em mente que enquanto instala esses dois drivers, nada será aberto.
Caso você não tenha problemas para encontrar o software como eu encontrei, aqui estão os links para download.
- Baixe o instalador do Wine Mono (baixe a versão MSI)
- Baixe o instalador do Wine Gecko (baixe a versão x86_64 do MSI)
Baixe o Wine usando o Terminal (recomendado)
Os usuários do Windows dão as boas-vindas ao gerenciador de software por causa da GUI. Mas como você está usando o Linux Mint, acho que é bom para você aprender a equipe do Terminal também. Então, vamos iniciar o processo de download do Wine stable e do AMD Wine 64 usando o Terminal.
Antes de começar a baixar o Wine Stable, você deve verificar se o seu sistema é de 32 ou 64 bits.
Para verificar isso, basta digitar uname -p, 32 bits serão exibidos em x86 e 64 bits em x86_64.
Para baixar a chave pública para o repositório digite o comando abaixo no Terminal.
wget -nc https://dl.winehq.org/wine-builds/winehq.key
Agora você deve importar a chave pública dentro do sistema.
sudo apt-key add winehq.key
Adicione esta chave ao repositório digitando este comando.
sudo apt-add-repository 'deb https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/ bionic main'
Atualize o cache do repositório digitando o seguinte comando.
sudo apt update
Baixe o Wine Stable.
sudo apt install --install-recomenda winehq-stable
Após a instalação do wine stable, você precisa configurá-lo para o software compatível com o Windows 7, 8 ou 10.
Para configurar isso, basta digitar “ winecfg “
Depois de começar a configurar o wine, ele criará um diretório no diretório inicial. Assim que o winecfg for inserido, ele também iniciará o download do Wine mono e gecko (esses são os dois softwares para instalar o software .NET da Microsoft.)
Nota :
Se o wine mono e o gecko não forem baixados e instalados após digitar o comando winecfg, você terá que baixá-los do wine mono e gecko de seu site oficial. Depois de baixar basta instalá-los (Durante a instalação desses dois drivers nada acontecerá, pois a instalação será realizada em segundo plano.)
Lembre-se de que você deve baixar as versões MSI deles. Os links de download são mencionados acima e a captura de tela está aqui.
Instale Adobe Photoshop no Linux Mint
Contanto que você saiba como instalar o Adobe Photoshop no Windows, agora você pode instalá-lo diretamente no Linux Mint. Basta baixar a configuração do Adobe Photoshop, clicar com o botão direito do mouse e selecionar “abrir com o carregador do programa Wine Window Windows”
Por causa deste tutorial, eu tenho uma versão do Photoshop CS6 Lite me que tem cerca de 100 MB, então vou instalá-la.
Etapa 1. Clique com o botão direito do mouse em Configuração e selecione “abrir com o carregador de programa do Windows Wine Window”
Etapa 2. Na tela Bem-vindo e na janela Informações, clique em Avançar.
Etapa 3. Selecione a pasta de destino onde instalar e clique em Avançar.
Etapa 4. Agora clique em Instalar para instalar o Adobe Photoshop CS6 Lite Me no Linux Mint.
Etapa 5. Na janela final, clique em Concluir.
Finalmente, o Adobe Photoshop CS6 Lite me foi instalado no Linux Mint.
Conclusão
Há outro software como o wine stable que pode ser usado para instalar o software Windows no Linux mint. O mais popular é conhecido como Playonlinux, mas eu disse a razão pela qual o vinho estável é melhor.