Como saber qual APK baixar para o seu ARM, ARM64 móvel?

 Como saber qual APK baixar para o seu ARM, ARM64 móvel?

ARM, ARM64, X86, X86_64, MIPS ou MIPS64:imaginando: :pensar:

Enquanto houver uma opção para instalar aplicativos de fontes desconhecidas no Android e alguns desenvolvedores insistirem em bloquear seus aplicativos em determinados países ou dispositivos, haverá aqueles que não irão desistir e olhar para o arquivo APK. O problema é que está cada vez mais difícil saber qual APK você precisa baixar.

Se você tiver sorte, o aplicativo tem apenas um ou dois APKs para as diferentes variantes, mas há outros casos, como o Google Play Services, em que escolher o APK que você tem é nada menos que um pesadelo. Não sofra mais, aqui você descobrirá como tirar as dúvidas de uma vez por todas.


Versão Android
Em primeiro lugar, o mais fácil: a versão mínima do Android que você precisa instalar no seu celular para poder usar o aplicativo. Como o nome sugere, a versão mínima é exatamente essa, mínima, e você também pode instalar em versões mais modernas, mas não o contrário.

Cada fabricante irá colocar a camada de personalização mais ou menos intensiva no topo, mas no fundo há sempre uma versão Android. Os aplicativos são limitados por versões da API e não pelo Android, mas para fins práticos isso não influencia você, pois já informa a qual versão do Android cada nível da API é equivalente.

Você pode encontrar essas informações em Configurações do Android, Sobre o dispositivo. Uma das seções deve mostrar claramente a versão do Android. A única coisa que te interessa é a versão Android, que terá no máximo três dígitos. Outros números mais enigmáticos, como a versão da banda de base ou o kernel, não são relevantes.

arm1.jpg



Arquitetura
Os dados anteriores eram muito fáceis, mas não é tão fácil quando falamos sobre a arquitetura da CPU. Você sempre pode pesquisar na Internet, mas não é uma informação que geralmente está incluída nas especificações, mas sim deduzi-la do processador. Quero dizer, você precisa fazer outra pesquisa, uma rolagem.

Embora provavelmente o mais seguro seja que um dispositivo "antigo" seja o ARM e um moderno, o ARM64, nunca é demais ter certeza. Existem vários aplicativos que mostram essas informações de forma rápida e fácil, como o Droid Hardware Info.

arm2.jpg


Após abrir o aplicativo e conceder as permissões necessárias (são necessárias para as informações sobre a câmera), na guia Sistema você encontrará as informações que lhe interessam. Na seção Conjuntos de instruções, você pode ver a arquitetura do sistema, que geralmente é acompanhada pelo número da versão.

Ao baixar um APK, o normal é que as diferentes variantes sejam nomeadas com um simples ARM, ARM64, X86, X86_64, MIPS ou MIPS64 enquanto o aplicativo mostra o nome mais técnico. Aqui você tem a tabela do Google com as equivalências.

arm3.png



Como você pode deduzir da tabela acima, cada tipo tem duas variantes, uma de 32 bits e a outra de 64 bits (ARM com uma terceira, a antiga versão ARMV5). Em um dispositivo de 64 bits, você pode instalar APKs de 32 bits, mas não vice-versa. Da mesma forma, você não pode instalar um APK compilado pela Intel (x86, x64) em um dispositivo ARM e vice-versa, mesmo se ambos forem de 32 ou 64 bits.


DPI
O terceiro parâmetro pelo qual os desenvolvedores geralmente geram diferentes versões do aplicativo é o DPI da tela. Esta unidade é o resultado matemático da divisão dos "pontos" mostrados na tela (a resolução) pelo tamanho da tela.

Normalmente, nas especificações técnicas dos dispositivos é incluído porque a resolução por si só não indica que a tela é de alta definição. A mesma resolução é ótima para um telefone pequeno e seria insuficiente para um tablet grande. No entanto, você também pode usar o aplicativo anterior, Droid Hardware Info, para descobrir em primeira mão.

Nesse caso, as informações são incluídas na primeira guia, Dispositivo, e você a encontrará dividida em duas linhas, Densidade de pixels e Densidade de software. Densidade de pixels é o resultado matemático e real da densidade da tela, e dos dados que você obterá nas especificações técnicas do celular, enquanto Densidade de software é a densidade que o telefone está usando no momento.

arm4.jpg


Existem muitas combinações de tamanhos e resoluções de tela, então o Android teve que criar seis categorias que deveriam cobrir todas as combinações por aproximação. Por exemplo, na captura anterior você pode ver que embora a densidade real seja 294, ela está trabalhando a 320 dpi, o mais próximo.

Para tornar a vida mais fácil? Essas seis densidades têm apelidos que podem ser usados ​​em nome do APK, então nunca é demais saber. Eles são os seguintes:

arm5.png


Esses apelidos às vezes são acompanhados por mais um bastante misterioso, nodpi. Como o nome sugere, os APKs nodpi não são específicos para uma densidade específica, mas devem funcionar bem em qualquer densidade. Pode ser tentador sempre pesquisar o APK do nodpi para que você não precise se preocupar em procurar a densidade do seu dispositivo. Não é uma técnica ruim, mas os APKs nodpi incluem os recursos (imagens, etc.) para todas as densidades, então eles ocupam mais espaço de armazenamento.


Outras
Existem outras razões pelas quais um APK pode se recusar a instalar ou funcionar em seu dispositivo, então você não deve se desesperar se você baixou um APK que é compatível com sua versão, arquitetura e densidade do Android, mas ainda não funciona. O aplicativo pode exigir outros pacotes que deveriam estar disponíveis no sistema, determinados sensores presentes no dispositivo ou simplesmente não funcionam em alguns países.

Escolhendo seu APK
Agora que você conhece os diferentes elementos que geralmente são vistos em APKs, nada deve impedi-lo de baixar os APKs mais adequados para o seu dispositivo. Para recapitular, você deve verificar se baixou o APK para uma versão inferior ou igual ao Android que você possui, com a mesma arquitetura de sistema do seu dispositivo e, se possível, com a mesma densidade de tela.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem