A principal diferença entre UEFI e inicialização legada é que UEFI é o método mais recente de inicializar um computador projetado para substituir o BIOS, enquanto a inicialização legada é o processo de inicializar o computador usando o firmware BIOS.
UEFI é um novo método de inicialização que aborda as limitações do BIOS. É gerenciado por um grupo de fornecedores de chipset, hardware, sistema, firmware e sistema operacional chamado UEFI Forum. A inicialização legada é o método regular de inicialização do sistema usando BIOS. Resumindo, a UEFI fornece recursos adicionais de segurança e processamento rápido no computador. Ele oferece uma inicialização segura que pode evitar o carregamento de vírus durante a inicialização.
O que é UEFI
UEFI significa Unified Extensible Firmware Interface . A maioria das novas placas-mãe consiste neste novo tipo. Tem mais vantagens do que usar BIOS. Mais importante ainda, ele fornece uma interface gráfica de usuário (GUI) amigável. O BIOS oferece uma tela azul com várias opções. O BIOS normal não pode reconhecer grandes unidades de armazenamento. A UEFI oferece uma boa alternativa para esse problema e reconhece grandes unidades de armazenamento.
Na BIOS normal que usa o teclado para selecionar as opções, a UEFI permite controlar a interface usando o mouse. Além disso, o UEFI contém uma inicialização segura. Ele evita que qualquer driver não assinado digitalmente carregue e ajuda a prevenir qualquer software malicioso. Alguns computadores com UEFI permitem que o usuário ative o modo de compatibilidade do BIOS legado.
A inicialização UEFI usa o firmware UEFI. Ele mantém uma lista de volumes de inicialização válidos chamados partições de serviço EFI. Durante o Power On Self-Test (POST), que verifica se todo o hardware está funcionando corretamente, o firmware UEFI examina todos os dispositivos de armazenamento inicializáveis que estão conectados ao sistema em busca de uma GUID Partition Table (GPT) válida. O próprio firmware verifica o GPT para encontrar uma partição EFI para inicializar.
O que é inicialização legada
Legacy Boot é o processo de inicialização usado pelo firmware do BIOS. Ele armazena uma lista de dispositivos de armazenamento instalados que são inicializáveis, como unidades de disquete, unidades de disco rígido, unidades de disco óptico, etc. de acordo com uma ordem de prioridade configurável. Ao ligar o computador, o BIOS executa o autoteste de ativação (POST). Em seguida, o alto-falante interno emite um bipe curto para indicar que a inicialização é normal. O código de bipe ajuda a identificar o código e a solucionar problemas futuros.
Depois de concluir o procedimento POST, o firmware carrega o primeiro setor de cada destino de armazenamento na memória. Em seguida, ele o examina em busca de um Master Boot Record (MBR) válido. Se um MBR válido for encontrado, o firmware passa a execução para o carregador de inicialização para selecionar uma partição a partir da qual inicializar. Se nenhum for encontrado, ele segue para o próximo dispositivo na ordem de inicialização.
Diferença entre UEFI e
definição de inicialização herdada
UEFI é um processo de inicialização em computadores modernos que fornece recursos avançados além do BIOS. Legacy Boot é o processo de inicialização do computador usando o firmware do BIOS. Isso explica a diferença básica entre UEFI e inicialização legada.
Funcionalidade
Além disso, a UEFI usa firmware URFI que mantém uma lista de volumes de inicialização válidos conhecidos como EFI Service Partitions para o processo de inicialização. A inicialização herdada usa o firmware do BIOS para o processo de inicialização.
Recursos
Outra diferença importante entre UEFI e inicialização legada é que UEFI tem recursos de segurança adicionais e é mais eficiente do que inicialização legada.
Facilidade de uso
Além disso, o UEFI é mais amigável do que o Boot legado.
Verificando o armazenamento inicializável
Enquanto o UEFI usa a GUID Partition Table (GPT), o BIOS usa o esquema de particionamento Master Boot Record (MBR).
Conclusão
A diferença entre UEFI e inicialização legada é que UEFI é o método mais recente de inicializar um computador projetado para substituir o BIOS, enquanto a inicialização legada é o processo de inicializar o computador usando o firmware BIOS. Em resumo, UEFI é o sucessor do BIOS.
Tags:
Dicas